Condeúba: Prof. Agnério apresenta segunda edição de livro sobre história de Condeúba

1165
8846
Foto: Micael Silveira - Folha Regional de Condeúba

O professor Agnério Evangelista de Souza lançou na noite dessa segunda feira, 21, a segunda edição do seu livro, intitulado “Condeúba, sua história, seu povo”. A noite de autógrafos aconteceu no salão paroquial, onde o escritor recebeu amigos e leitores da sua obra.

O livro de 20 capítulos distribuidos em 251 páginas traz abordagens que vão desde à vegetação e relevo até as questões políticas locais, que transcendem para as cidades circunvizinhas à Condeúba, em algumas passagens. Sem dúvdas, uma obra que enriquece a literatura local e se junta a algumas outras, como a “Memória Descritiva do Município de Condeúba” do ilustre Dr. Tranquilino Leovigildo Torres, publicada em 1924.

A iniciativa para desenvolver o projeto, conforme conta o escritor, se deu ainda na década de 80, quando ele trabalhava no IBGE. Na época, os funcionários do Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística foram desafiados a escreverem dissertações sobre a história local das suas regiões, e as melhores seriam premiadas – daí despertou o interesse para a obra.

Em 1998, fora lançada a primeira edição do livro, pela Gráfica e Papelaria Caetité. Desde então, a vontade e o empenho para aperfeiçoar o material, mesmo sem recursos ou financiamento, Agnério não se cansou em melhorar a fundamentação teórica e enriquecer a obra com relatos, imagens e documentos.

Em uma passagem rápida pelas páginas do livro, e como franco apaixonado por minha terra natal, posso dizer que é uma leitura empolgante e enriquecedora, vale a pena apreciar. De posse do meu exemplar, pretendo em breve concluir a leitura.

O Folha Regional de Condeúba parabeniza o escritor pelo esforço e pela herança literária que deixará às futuras gerações, merece todo o nosso respeito e admiração.

fonte:Folha Reg de Condeúba 

1165 COMMENTS

Deixe uma resposta